01. (FUVEST) No romance
Triste Fim de Policarpo Quaresma, o nacionalismo exaltado e delirante da
personagem principal motiva seu engajamento em três diferentes projetos, que
objetivam “reformar” o país. Esses projetos visam, sucessivamente, aos
seguintes setores da vida nacional:
a) escolar, agrícola e militar;
b)
linguístico, industrial, e militar;
c) cultural, agrícola e político;
d) linguístico, político e militar;
e) cultura, industrial e político.
02. Nas duas primeiras
décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão
diferentes entre si, têm como elemento comum:
a) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e
idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do
sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade
brasileira.
d) A prática de um experimentalismo linguístico radical.
03. Augusto dos Anjos é
autor de um único livro, Eu, editado pela
primeira vez em 1912. Outras Poesias acrescentaram-se às edições
posteriores. Considerando a produção literária desse poeta, pode-se dizer que:
a) Foi recebida sem restrições no meio literário de sua época,
alcançando destaque na história das formas literárias brasileiras.
b) Revela uma militância político-ideológica que o coloca entre
principais poetas brasileiros de veio socialista.
c) Foi elogiada poeticamente pela crítica de sua época,
entretanto não representou um sucesso de público.
d) Traduz a sua subjetividade pessimista em reação ao homem e ao
cosmos, por meio de um vocabulário em reação ao homem e ao cosmos, por meio de
um vocabulário técnico-científico-poético.
e) Anuncia o Parnasianismo, em virtude das suas inovações
técnico-científicas e de sua temática psicanalítica.
04. Assinale a associação
incorreta:
a) Lobato – narrativa oral.
b) Lima Barreto – simplicidade, oposição ao preciosismo.
c) Graça Aranha – sincretismo entre Realismo, Simbolismo e
Impressionismo.
d) Euclides da Cunha – “barroco cientifico”.
e) Coelho Neto – simplicidade, apontado pelos modernistas como
exemplo.
05. Assinale a falsa,
sobre Monteiro Lobato:
a) traz a paisagem do Vale do Paraíba paulista, denunciando a
devastação da natureza pela pratica agrícola da queimada;
b) explora os aspectos visíveis do ser humano; seus contos têm
quase sempre finais trágicos e deprimentes;
c) vale-se das tradições orais do caipira, personificado pelo
Jeca Tatu, valendo-se do coloquialismo do “contador de casos”;
d) nos romance Urupês e Cidades Mortas aborda a decadência da
agricultura no Vale do Paraíba, após o “ciclo” do café;
e) n.d.a.
06. Em Os Sertões , de Euclides
da Cunha, a natureza:
a) condiciona o comportamento do homem, de acordo com as
concepções do determinismo cientifico de fins do século XIX;
b) é objeto de uma descrição romântica impregnada dos
sentimentos humanos do autor;
c) funciona como contraponto à narração, ressaltando o contaste
entre o meio inerte e o homem agressivo;
d) é o tema da primeira parte da obra, A Terra, mas não funciona
como elemento determinante da ação;
e) é cenário desolador, dentro do qual vivem e lutam os homens
que podem transformá-la, sem que sejam por ela transformados.
07. A obra de Lima
Barreto:
a) É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida
urbana paulista antes da década de 20.
b) Gira em torno da influencia do imigrante estrangeiro na
formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica
dessa problemática.
c) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser
considerada precursora do romance regionalista moderno.
d) É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e
grande consciência critica de problemas brasileiros.
e) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e
ideológicos românticos e influenciou fortemente os romancistas da primeira
geração modernista.
08. Assinale a
alternativa em que aparecem três características de Rui Barbosa:
a) espírito combativo, sinonímia, historiador;
b) poeta parnasiano, lirismo, subjetividade;
c) retratista, análise, regionalista;
d) orador exímio, justeza verba, linguagem elaborada;
e) critica, sátira, barroquismo.
09. “Sofreu influencias
das idéias deterministas de Taine; nacionalista ferrenho, deu grande valor à
mestiçagem; foi o primeiro intérprete da evolução cultural e espiritual
brasileira; ignorando Hege, Engels e Marx faltou-lhe uma concepção totalizante
e dialética da cultura.”:
a) Raul Pompéia;
b)
Sílvio Romero;
c) Rui Barbosa;
d) Domingos Olímpio;
e)
Adolfo Caminha.
10. A obra reúne uma
série de artigos, iniciados com Velha Praga, publicados em O Estado de São Paulo a
14-11-1914. Nestes artigos o autor insurge-se contra o extermínio das matas da
Mantiqueira pela ação nefasta das queimadas, retrógrada pratica agrícola perpetrada
peã ignorância dos caboclos, analisa o primitivismo da vida dos caipiras do
Vale da Paraíba e critica a literatura romântica que cantou liricamente esses
marginais da civilização:
a) Contrastes e Confrontos (Euclides da Cunha);
b) Urupês (Monteiro Lobato);
c) Idéias de Jeca Tatu (Monteiro Lobato);
d) À Margem da História (Euclides da Cunha);
e) n.d.a.
RESPOSTAS
1. C / 2. C / 3. D / 4. E / 5. B / 6. A / 7. D / 8. D / 9. B / 10. B
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