sábado, 14 de dezembro de 2013

Realismo - Naturalismo - Parte 1

Parte 1

1. O romance realista apresenta suas características específicas, definidoras das tendências da época e da escola literária. É possível, entre aquelas, apontar o fato de que ele:
a)  analisa pormenorizadamente as vicissitudes das personagens que viveram um drama histórico, espelho da realidade da nação.
b) se constrói em torno da análise dos caracteres, equacionados com a visão mais profunda de sua realidade interior e de sua fisionomia moral.
c)  dá relevo à paisagem social e física em que se passa a história, constituindo-se o conjunto uma crônica amena dos costumes da época.
d) procura retratar os ambientes, considerando desnecessária a análise psicológica das personagens e das motivações internas de seus atos.

2. Ao escritor realista interessam, sobretudo, os conflitos:
a)  universais, que espelham os problemas humanos desvinculados das relações possíveis com o momento histórico.
b) de natureza individualizadora, que permite aprofundar a análise psicológica dos personagens.
c)  que permitem à obra tornar-se politicamente combativa e comprometida.
d) originários da relação do homem com seu meio ambiente.

3. Os escritores realistas e naturalistas, preocupados com as causas, determinam o comportamento do homem, criam, no mais das vezes, personagens:
a)  cujas ações e psicologia são determinadas por forças atávicas e sociais.
b) de personalidade firme, cujo comportamento diante da vida não decorre de postura subjetiva.
c)  lúcidas o suficiente para perceberem, através de constante autocrítica, as raízes e causas dos erros que cometem.
d) cujo comportamento é invarialmente patológico, em decorrência de optarem sempre pela marginalidade.

4. Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado o romance divisor de águas da obra machadiana, porque, a partir dele, o autor:
a)  assume de vez a visão da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
b) se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos psicológicos patalógicos e os aspectos mais repugnantes da realidade.
c)  antecede as conquistas modernistas, com uma postura crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.
d) desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.

5. Assinale a alternativa falsa a respeito de O Cortiço.
a)  várias personagens exemplificam as teses do romance naturalista
b) na obra narram-se aspectos da vida coletiva
c)  as personagens têm, geralmente, grande profundidade psicológica
d) Miranda e João Romão representam um contraste social

6. As preocupações científicas do Naturalismo orientam-no a:
a)  ocupar-se de aspectos patológicos da conduta humana, tais como taras, desvios, miséria externa, desequilíbrios psicológicos.
b) fazer que a literatura despreze a participação das emoções na urdidura da trama narrativa.
c)  contemplar seguidamente os fenômenos naturais e buscar o sentido do universo em uma ordem cósmica e universal.
d) copiar a natureza tal e qual os sentidos, a razão e a intuição permitem apreendê-la.

7. Qual destas afirmações não se aplica a uma classificação de Dom Casmurro como romance?
a)  de costumes        b) urbano                                c) psicológico         d) memorialista

8. Foi no romance ____________ que Aluísio Azevedo atinou de fato com a fórmula que se ajustou ao seu talento. Não montou um enredo em função de pessoas, mas de cenas coletivas de tipos psicologicamente primários:
a) O Homem                          b) A Mortalha de Alzira
c) Uma Lágrima de Mulher    d) O Cortiço

9. O melhor romance de Aluísio Azevedo tem, como tema, uma habitação coletiva fluminense (favela) nos fins do século XIX e por personagem principal João Romão. Este romance é
a) Casa de Pensão   b) O Coruja            c) O Cortiço            d) O Mulato

10. Nasceu no Maranhão em 1857 e morreu em Buenos Aires, em 1913. Foi caricaturista, romancista, teatrólogo, diplomata. Projetou-se em 1881, quando publicou O Mulato, primeiro romance naturalista da literatura brasileira; um romance de tese, no qual analisa a marginalidade do mulato brasileiro. O autor a que se refere o texto é:
a) Aluísio Azevedo                                b) Raul Pompéia
c) Álvares de Azevedo                           d) Júlio Ribeiro

11. Capitu revela um sentimento inconfessável pelo defunto, diverso da piedade e do amor ao próximo. O marido, narrador obcecado pela esposa, observa-lhe todos os gestos e desvenda neles:
a) o assassinato                      b) o ciúme patológico de Capitu
c) o adultério                          d) o amor entre Sancha e Capitu

12. Examine as frases abaixo:

    I.   Os representantes do Naturalismo fazem aparecer nas suas obras dimensões metafísicas do homem, passando a encará-lo como um complexo social examinado à luz da psicologia.
    II.  No Naturalismo as tentativas de submeter o homem a leis determinadas são conseqüências da aplicação, à literatura, do experimentalismo, que caracterizou as tendências das ciências, na segunda metade do século XIX.
    III. Na seleção de casos a serem enfocados, os naturalistas demonstraram aversão pelo anormal e o patológico.

Pode se dizer corretamente que:
a) só a I está correta.                              b) só a II está correta.
c) só a III está correta.            d) existem duas corretas.

13. Qual a alternativa que contém todas as características do romance naturalista enumeradas neste conjunto?
1. vulgaridade; 2. atmosfera de sonho; 3. idealização do herói; 4. cientificismo; 5. espírito de aventura; 6. contemporaneidade; 7. predomínio da observação; 8. narrativa lenta, em prosa; 9. o homem enquanto indivíduo; 10.concepção mecanicista do mundo.

a) 3, 4, 6, 7, 9, 10   b) 1, 4, 5, 7, 9, 10      c) 3, 4, 7, 8, 9, 10     d) 1, 4, 6, 7, 8, 10

14. Associe:

    1. O Mulato        2. A Carne                       3. A Normalista           4. Dom Casmurro
   
    ( )   Machado de Assis
    ( )   Adolfo Caminha
    ( )   Júlio Ribeiro
    ( )   Aluísio Azevedo

a) 4, 3, 2, 1             b) 4, 3, 1, 2             c) 3, 4, 2, 1             d) n. d. a.

15. Assinale a alternativa em que está incorreta a relação autor-obra-personagem:
a) Manuel Antônio de Almeida - Memórias de um sargento de Milícias - Leonardo
b) Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha - Carolina
c) Raul Pompéia - O Ateneu - Carlos
d) Aluísio Azevedo - O Cortiço - João Romão

Resposta:
 1. B / 2. D / 3. A / 4. D / 5. C / 6. A / 7. B / 8. D / 9. C /10. A /11. C /12. D /13. D /14. A /15. C

1) Considere as afirmações abaixo sobre a reação anti-romântica no Brasil:
I- O Positivismo, o Determinismo, o Darwinismo são idéias científico-filosóficas que fundamentam o pensamento da época.
II-A prosa realista foi marcada pelo destaque do elemento psicológico no registro do tipo brasileiro do fim do Império.
III-Nos romances escritos após 1880, Machado acentua a crítica àsociedade da época, assumindo uma fina ironia quando focalizaquestões como o casamento, adultério, a exploração do homempelo próprio homem.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.            b) Apenas III.         c)Apenas I e III.
d) Apenas II e III.   e) Corretas I, II e III.

2-)(UBC) – Sobre o Naturalismo, é correto afirmar que:
a) Estabelece relações entre fatores biológicos e sociológicos e a conduta das personagens.
b) Defende a natureza e a vida pastoril.
c)Analisa o homem sob o ponto de vista psicológico.
d) Descreve a natureza como refúgio do poeta.

3)  Com relação à prosa de ficção realista-naturalista,não se pode afirmar que:
a) O romance naturalista aplicou métodos científicos na transfiguração artística real.
b) A prosa realista, com vistas ao entretenimento do leitor, retratouenfaticamente o casamento com suas “verdades” afetivas emorais.
c)Os escritores realistas e naturalistas optaram por uma concepção da realidade “tal como é e não como deve ser”.
d) O mundo humano, na ficção naturalista, apresentou-se submetido ao mesmo determinismo que o resto da natureza.
e) Em oposição à visão romântica de mundo, o narrador realista foi mais impessoal na descrição da realidade.

4) Assinale a alternativa em que se completaerradamente a
seguinte proposição: Do romanceO Cortiço pode-se dizer que:
a) É um romance urbano.
b) O autor admite a influência do meio no comportamento do indivíduo.
c)Alcança a época da escravidão.
d) Romão é tudo, menos um ingrato.
e) O protagonista não se contenta com a ascensão econômica, quer
a social também.

RESPOSTAS

1) E / 2) A / 3) B / 4) D

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